17 de fevereiro de 2010

«Passo a rezar»: projecto inédito combina oração, mobilidade e tecnologia

“Que este Deus que é próximo se faça realmente próximo”: este o principal objectivo do site passo-a-rezar.net, que foi apresentado esta Quarta-feira em conferência de imprensa, em Lisboa."
“Os números são absolutamente impressionantes: entre ontem à noite e hoje de manhã tivemos cerca de 30 mil páginas vistas”, referiu o jesuíta Francisco Martins ao pronunciar-se sobre o número de acessos nas primeiras doze horas.
O impacto do projecto, comprovado por notícias em diversos meios de comunicação social e pela presença, durante o encontro, de duas estações de televisão nacionais, superou as expectativas.

O site tem um desenho minimalista, favorecendo o acesso rápido e intuitivo aos conteúdos. Os visitantes encontram de imediato dez orações (cinco por semana), o que evita as consultas diárias à página.

Os conteúdos podem ser transferidos para um leitor digital de áudio, telemóvel, iPod ou outros equipamentos que possibilitem a audição de sons em formato mp3. As orações ficam guardadas nestes aparelhos ou no computador que as descarrega, possibilitando a sua escuta a qualquer hora. Nada impede que os utilizadores meditem nas palavras e músicas mais do que uma vez ao dia ou fora das datas para as quais foram concebidas.

Os ficheiros, de 10 a 12 minutos, começam por uma música, religiosa ou étnica. Após a leitura bíblica, habitualmente extraída do Evangelho, seguem-se as pistas de oração - “perguntas para a pessoa lançar e rever o dia com Deus”.

Além dos apoios de organismos da Igreja – ECCLESIA, Rádio Renascença e Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura – o projecto é sustentado pela colaboração voluntária dos locutores. Entre eles há dois profissionais de rádio e televisão. A escolha das vozes amadoras, por seu lado, resultou de um processo prévio de selecção.

Até à Páscoa, as meditações serão traduzidas do site inglês que inspirou o projecto (pray as you go). A partir dessa altura os textos serão assinados por religiosos da Companhia de Jesus em Portugal, bem como pelo Pe. José Tolentino Mendonça.

Nesta Quarta-feira, o número de visitas ultrapassou a capacidade do servidor que aloja a página, pelo que são esperadas algumas interrupções temporárias no acesso aos conteúdos.

in, Agencia Ecclesia


Sem comentários: